Vinhos gaúchos estão sendo rastreados pela blockchain

por | abr 14, 2025 | Blockchain, Geopolítica, IA, Tecnologia, Tokens | 0 Comentários

Uma revolução está rolando nas vinícolas do Vale dos Vinhedos, e ela tem nome: blockchain!

Durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre, o Sebrae RS e a Aprovale apresentaram uma inovação de encher a taça de orgulho.

Agora, os vinhos gaúchos com Denominação de Origem podem ser totalmente rastreados, da videira até a garrafa. E o melhor: tudo isso está disponível com um simples escaneamento de QR Code no rótulo.

Ao apontar o celular, o consumidor mergulha num universo de informações — dá pra acessar desde a documentação completa da vinícola e o registro da área produtiva até as especificações da uva, características do vinho e todo o histórico da safra.

É como se cada garrafa contasse sua própria história, com transparência absoluta e garantia de autenticidade.

Essa inovação não só protege a identidade e o prestígio dos vinhos do Vale dos Vinhedos, como também valoriza o trabalho dos produtores locais, fortalece o mercado e combate fraudes.

Tudo isso graças à plataforma Origem RS, desenvolvida pelo Sebrae RS e o instituto iCoLab, que inclusive já “tokenizou” os primeiros rótulos da safra 2022 com certificados digitais únicos.

Agora, o projeto entra numa nova fase, com ainda mais detalhes no processo de certificação e a adesão de mais vinícolas. Um brinde à tecnologia ✅